Polícia

Jovem amarrado é espancado e arrastado por guardas em Campo Grande

Um vídeo divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira (11) mostra guardas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) agredindo um jovem durante uma abordagem em Campo Grande (MS).

As imagens, gravadas por moradores, flagraram o momento em que o rapaz, com as mãos amarradas, é insultado, recebe chutes na cabeça e é arrastado até a rua por um dos agentes.

Antes das agressões, um guarda questiona o jovem se ele teria cometido furtos. O rapaz nega e afirma que estava apenas fugindo de uma briga. Em seguida, o agente pisa em sua cabeça, o agride novamente e o arrasta até a viatura, onde é colocado à força.

Equipe foi afastada

Em nota, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) informou que os guardas foram afastados de suas funções por 60 dias. Um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi aberto para apurar o caso, e o armamento da equipe foi recolhido.

O afastamento foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) na última quarta-feira (9).

Prefeitura se manifesta

A Prefeitura de Campo Grande declarou que repudia qualquer excesso ou abuso de autoridade por parte de seus agentes.

Em nota, afirmou que todas as providências estão sendo tomadas para garantir a apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos, conforme determina a legislação.